Candidatos – Eleições no COREM 2a. R

Postado em Atualizado em

Perfil dos candidatos – Eleições de 3 e 4 de dezembro de 2013

(saiba mais sobre a votação e as eleições aqui: https://corem2r.wordpress.com/2013/11/26/eleicoes-no-corem-votacao-nos-dias-3-e-4/)

ANGELA M. C. MOLITERNO DE OLIVEIRA
Museóloga formada pelo Curso de Museus em 1976, com especialização em museus artísticos. Concursada como 1ª colocada pela FEMURJ – atual FUNARJ – no segundo concurso para museólogos de 1977. Trabalhou nas áreas de museologia em inventário, catalogação, pesquisa e documentação, além de cargos de gestão museológica e administrativa dos museus. Em 2001 e 2003 foi assessora de museologia da Coordenação de Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura, em Brasília –DF. Participou do início das discussões sobre a Política Nacional de Museus, do MINC, que daria origem ao IBRAM. Foi Diretora do Museu do Primeiro Reinado de 2006 a 2009 e atualmente é diretora da Casa de Oliveira Vianna, em Niterói.

CÉSAR BALBI
Museólogo pela UNIRIO, pós-graduando em Gestão Cultural – Universidade Cândido Mendes – é, desde 1995, responsável pelo acervo do Museu Carmen Miranda e atua como diretor desde 2003. Participou de diversas exposições, incluindo curadoria em duas exposições internacionais. Estudioso de conservação preventiva em acervo têxtil, fotografias e objetos de adorno. Atualmente dedica-se à catalogação museológica em sistemas de banco de dados para acervos. É interessado em novas políticas de acervos nas três esferas governamentais, mas precisamente em políticas de aquisição e conservação de acervos em museus e direitos autorais.

CLÁUDIA PORTO
Museóloga pela UNIRIO, produtora associada do British Council para o Programa Transform de Museus, consultora da Fiocruz e CEO da Mingau Produções, (conteúdo educativo para crianças). É membro da direção do Comitê para Coleções (COMCOL) do ICOM. Tem especialização em Conservação de Obras de Arte na Itália, MBA em Gestão Empresarial (UFRJ) e cursa a especialização “Gestão e Conservação de Acervos Científicos”, na Fiocruz. Foi coordenadora de Artes do British Council, assessora técnica do Museu da República e assessora do Depto. de Escultura do MAM-Rio, dentre outros. Coordenou o voluntariado na 23a. Conferência Geral do ICOM no Rio de Janeiro em 2013. Tem ampla experiência em gestão de projetos, marketing e criação de conteúdo online.

DANIELA CAMARGO
Museóloga pela UNIRIO com pós-graduação em Gestão da Conservação pela UFMG e especialista em conservação fotográfica, fez parte da equipe de colaboradores do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE no Rio de Janeiro por 10 anos, tendo atuado como fotógrafa/conservadora e nos últimos anos foi a responsável pelo setor de projetos do mesmo Centro. Atualmente é proprietária e gerente da empresa Museo Museologia e Museografia Ltda., que atua nas áreas de conservação de acervos, montagem de exposições e desenvolvimento de projetos culturais. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR, na gestão 2007/2008.

ELENORA DE MELLO NEVES NOBRE MACHADO
Museóloga, formada no Museu Histórico Nacional, especialização em Museus de História. Membro do CIDOC /ICOM. Formada em Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2007. Pós Graduada em Ação Educativa e Cultural em Museus, em 1984, UNIRIO e em Administração Pública, em 2000, na Fundação Escola de Serviço Público (FESP). Carreira centrada na área de museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC), onde desenvolve funções de coordenação técnico-administrativas ligadas à documentação e conservação dos acervos dos museus vinculados. Coordenação técnica do Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos-SISGAM. Diretora do Museu de Artes e Tradições Populares, Diretora do Museu do Ingá, Coordenadora Chefe da Diretoria de Museus da FUNARJ e atualmente Coordenadora de Museologia da Superintendência de Museus/SEC.

GLÁUCIA SOARES DE MOURA
Graduação em Museologia (UNI-RIO, 1992); Graduação e Licenciatura em História (UERJ, 2000); Especialização em Supervisão Escolar (UFRJ, 2000); Oficial do Quadro Técnico da Marinha do Brasil (CIAW, 2003), e Especialização em História Militar Brasileira (UNI-RIO, 2005). Atuou no Museu Histórico Nacional, no Arquivo Nacional, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na FUNARTE e na Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. Desde 2004 trabalha na Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha. Atualmente é Capitão-Tenente, do Quadro Técnico, da Marinha do Brasil, sendo encarregada da Divisão de Museografia e da Divisão de Educação em Museus.

MARIANA SANTANA
Museóloga pela UNIRIO, com especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Sócia da Museo Museologia e Museografia atua, desde 2006, em projetos culturais, como exposições, criação de museus, conservação e processamento técnico de acervos, entre outros. No Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE, prestou assessoria na execução de projetos. Foi conservadora na Coordenação de Preservação de Acervos no Arquivo Nacional, realizando preparo de documentos gráficos para microfilmagem e controle de qualidade no processo de restauração de obras em suporte de papel. Para a ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais participou da produção da 1ª Jornada Internacional sobre Biodeterioração de Acervos e Biossegurança Ambiental em 2005. Fez parte da comissão executiva do XII e do XIII Congressos e membro da diretoria durante o biênio 2006-2008.

PATRÍCIA DE MELLO SILVA ARAÚJO
Museóloga formada pela UNIRIO. Carreira centrada na Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro. Atuação em Projetos nas áreas de Educação, Conservação e, Museografia nos Museus da Funarj. Curso de Gestão e Valorização de acervos CEPDOC/Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora de Museologia SEC/Superintendente de Museus Diretora do Museu do 1° Reinado. Assessora de Direção do Museu Antônio Parreiras. Diretora do Museu Casa Oliveira Vianna. Atualmente, diretora do Museu de História e Artes do Estado do RJ – Museu do Ingá.

Anúncios