Veja os perfis dos candidatos ao COREM e COFEM nestas eleições

Postado em Atualizado em

Para o COFEM:

Katia Ribeiro da Costa e Silva – 540 I
Bacharel em Museologia e MBA em Gestão Cultural. Coordenadora de Museologia do Museu Antonio Parreiras – FUNARJ (2014), museóloga responsável pelo Museu de Odontologia Salles Cunha (2012-2013) e museóloga/gestora na Academia Nacional de Medicina (2006-2012).

Rita de Cassia de Mattos – COREM-064-I
Museóloga formada pela Escola de Museologia da UNIRIO, em 1979, atuando desde então em museus e educação. Aposentada na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em 2007. Em 2008, passou a integrar a equipe da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura, onde atuou até julho desse ano como Gerente de Acervos Museológicos, normatizando e criando parâmetros para a documentação dos museus da Secretaria, em ambiente web, pelo Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos – SISGAM; e, numa segunda etapa, integrar outras instituições públicas e privadas numa Rede de Museus. Cursa o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em  Museologia e Patrimônio na UNIRIO.

Para o COREM 2R:

Amanda Marques – 0803-I
Formada em Museologia pela UNIRIO (2007), em História pela UFRJ (2014), com Mestrado em História Social pela UFRJ (2015) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Candido Mendes (2009). Tem 12 anos de experiências em projetos culturais e museológicos (planejamento e execução). Experiência com marketing em museus, pesquisa de público e mídias sociais. Desenvolvimento de projetos expositivos museológicos para museus e salas históricas da Força Aérea Brasileira. Experiência com supervisão e liderança de equipe, em gestão de museus, documentação museológica, desenvolvimento de projetos para salvaguarda de acervos da Força Aérea Brasileira e em consultoria para projetos de exposição.

Bruno César Brulon Soares –  0745-I
Museólogo e Professor Adjunto de Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atualmente é vice-presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM e Coordenador do Curso de Museologia Integral da UNIRIO.

Clarissa Bastos da Silva – 0941-I
Formada em Museologia pela UNIRIO (2011). Técnica em Edificações pela Centro Tecnológico Celso Suckow da Fonseca (2010). Mestranda em Museologia e Museografia na Universidade de Lisboa (em andamento). Estagiou na Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (05/2009 a 05/2011), no Museu Nacional da UFRJ (08/2008 a 01/2009). Estágio Curricular em Edificações na Justiça Federal de 1ª Instância (03 a 07/2007). Participou da montagem e organização da Exposição Permanente “Etnologia Indígena Brasileira” (2007) e da Exposição temporária “O Gabinete Transnatural de Domingos Vandelle” (2008). Tem conhecimentos em informática.

Lucienne Figueiredo dos Santos – 0398-I
Museóloga, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Estado do Rio de Janeiro, mestranda em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, com especialização em Administração Pública pela UERJ e extensão em Gestão de Políticas Públicas. Desenvolveu o projeto de criação e implantação do Sistema Estadual de Museus a partir de junho de 2008, coordenando suas atividades até a presente data. Dirigiu o Museu Antônio Parreiras no período de 2003 a 2008. Membro do Comitê Internacional de Museus CAMOC. Membro da Rede de Museologia Social, da Rede de Educadores em Museus e do Conselho Territorial do Museu de Favela – MUF.

Ranielle Menezes de Figueiredo – 0948-I
Mestranda em Museologia e Patrimônio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, MAST / UNIRIO. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com período sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal. Foi estagiária do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto e do Laboratório de Conservação e Restauração do Departamento de Museologia – DEMUL/UFOP. Atuou, ainda, como Secretária Executiva do Sistema de Museus de Ouro Preto e como Bolsista do Programa Integrado de Extensão para o Ensino e a Divulgação da Ciência – PRO CIÊNCIA, do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, sendo uma dos idealizadores do Setor Educativo da instituição.

Raquel Villagrán Reimão Mello Seoane – 0968-I
Museóloga graduada pela UNIRIO em 2013.  Mestranda em Museologia e Patrimônio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, MAST / UNIRIO. Atuou no Projeto “Recuperação e Preservação da Memória da Museologia no Brasil” (Núcleo de Memória da Museologia no Brasil – NUMMUS / UNIRIO), como Bolsista de Iniciação Científica. Produziu o filme “80 Anos da Escola de Museologia: A História de Todos Nós”. Foi estagiária nos museus da Imagem e do Som e Carmen Miranda. Trabalhou para a Cerne Sistemas, na área de inventário, catalogação, conferência e conservação do acervo museológico do Museu Carmen Miranda, Casa da Marquesa de Santos/Museu da Moda Brasileira, Casa de Oliveira Vianna e do acervo da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como pesquisadora do Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, produziu os vídeos “Nair de Moraes Carvalho – 100 Anos de Vida e Trabalho” e “Ecyla Castanheira Brandão: Reminiscências de Vida e Obra”.

Tamine Gesualdi de Andrade – 0896-I
Museóloga pela UNIRIO e Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis pela FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), com foco em escultura em madeira policromada, documentos em suporte de papel e pintura de cavalete. Já trabalhou na área de produção cultural na FAOP, como mediadora no Museu Casa dos Contos em Ouro Preto e como restauradora na Igreja Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, dentre outras atividades ligadas à Museologia e à Conservação-Restauração. Atualmente trabalha no Arquivo Nacional através do projeto financiado pelo BNDES de conservação de negativos e fotografias.

Anúncios

2 comentários em “Veja os perfis dos candidatos ao COREM e COFEM nestas eleições

    Talita De Castro Miranda disse:
    24/11/2014 às 3:29 pm

    Acho que mais importante que o currículo, seria ter um texto curto sobre como estas pessoas se veem contribuindo nos conselhos. E que ideia de conselho elas tem.

      claudiaporto respondido:
      25/11/2014 às 8:49 am

      Muito boa sugestão, Talita. Algumas pessoas ainda não têm experiência anterior em conselhos, mas os candidatos poderão apresentar ideias de como pretendem contribuir. Vamos apresentar a sugestão, obrigada.

Os comentários estão encerrados.