Eleições Corem 2R – Perfil das candidatas

Postado em Atualizado em

As eleições estão chegando!

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2016, os museólogos registrados elegerão os conselheiros do COFEM e do COREM 2R, para mandatos de 2017 a 2019.

Conheça abaixo o perfil das candidatas:

 

Elaine Carrilho – COREM 2ª região 0442-I

Museóloga formada pela UNIRIO em 1992, com Mestrado em Memória Social e Documento em 2000. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Candido Mendes em 2006. Trabalhou durante onze anos na Fundação Museu da Imagem e do Som, onde ocupou a Gerência de Processamento de Acervo. Atuou como documentalista em projetos de organização e pesquisa de acervos fotográficos no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e Arquivo Histórico do Exército. Aprovada em 2006 no concurso do IPHAN, para exercer a função de museóloga no Museu Casa de Benjamin Constant, ocupa o cargo de Diretora desde fevereiro de 2007.

Caroline dos Reis Lodi – COREM 2ª região 0796-I

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Estagiou na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil, no Museu da Imagem e do Som e no Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty. Adquiriu experiência em mercado de arte após trabalhar em duas galerias. Como pesquisadora, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e apresentou trabalhos sobre a relação entre a Museologia e as Relações Culturais Internacionais (Diplomacia Cultural). Atualmente é servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde ocupa o cargo de museóloga no Paço Imperial e desempenha, principalmente, atividades voltadas à conservação preventiva.

Mariana Santana – COREM 2ª região 0765-I

Museóloga pela UNIRIO, com especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pela UFMG. É sócia da empresa MUSEO Museologia e Museografia, onde atua, desde 2006, na realização de projetos culturais. É conselheira do COREM 2ª Região atuando junto à Comissão de Informação e Divulgação. Realizou assessoria na execução de projetos no Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE (2005 a 2009) e foi conservadora de documentos na Coordenação de Preservação de Acervos (COPAC) no Arquivo Nacional (2003 a 2004). Como membro da diretoria da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) durante o biênio 2006-2008, fez parte da comissão executiva de seus XII e do XIII Congressos.

Raquel de Andrade Machado – COREM 2ª região 1026-I

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO), com MBA em Mídias Sociais, pela Unicarioca. Estagiou no Museu Histórico Nacional, no Arquivo Geral da Cidade, no Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty e no Museu do Casal de Monte Redondo (Eiras, Portugal), por meio de convênio com a Universidade Lusófona. Já como museóloga, trabalhou em diversas instituições, públicas e privadas, tais como o Atelier Adriana Varejão (Minerva DOC); o Instituto Sergio Rodrigues; o Museu de Folclore Edson Carneiro (IPHAN); e o Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), desenvolvendo atividades em todas as áreas compreendidas no processo museal: aquisição, catalogação, inventário, conservação, pesquisa, montagem de exposições, empréstimos, relacionamento com artistas, acondicionamento, gestão de banco de dados e de coleções diversas, além de outras atividades multidisciplinares como gestão e alimentação e conteúdo de mídias digitais.

Tamine Gesualdi de Andrade – COREM 2ª região 0896-I

Museóloga pela UNIRIO e Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis e Integrados pela FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto). Já trabalhou na área de produção cultural, como mediadora em museu e como restauradora de bens artísticos e integrados. Atuou também no Arquivo Nacional através do projeto do BNDES na conservação dos negativos do Fundo da Agência Nacional e como museóloga no arrolamento do acervo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, dentre outras atividades ligadas à museologia e a conservação-restauração. Atualmente é pós-graduanda em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio.

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s