O Museólogo

Segundo o COFEM (Conselho Federal de Museologia), “o museólogo é um profissional que atua na área de cultura e patrimônio, voltado especialmente para a preservação, investigação e comunicação dos bens culturais, materiais ou imateriais, de uma sociedade. Sua atuação contribui para a construção da identidade cultural, para o exercício crítico e livre da cidadania, para a promoção e desenvolvimento humano, numa perspectiva de respeito e valorização da diversidade cultural, social e étnica.”

O que faz um museólogo?

“O museólogo trabalha com a organização de acervos, sua documentação, estudo e conservação. Realiza inventários, planeja, organiza e coordena a montagem de exposições, podendo estar presente também na ação educativa para a comunicação e formação de conhecimento. Entre suas atribuições estão também o planejamento, organização e a administração de museus e seus setores técnicos. Pode atuar em museus de história, de arte, etnografia, arqueologia, museus de ciência e tecnologia, ecomuseus e museus de comunidade, sítios arqueológicos, parques, monumentos, aquários, zoológicos, jardins botânicos, centros de conservação e restauro, centros de memória, galerias de arte, institutos de pesquisa, coleções particulares, projetos ligados à memória e ao patrimônio.”

“É atributo do museólogo ensinar Museologia, em todos os graus e níveis, e planejar e executar programas de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal nas áreas de Museologia e Museografia.”

Saiba mais:
A profissão de museólogo
Cursos de Museologia no Brasil

Anúncios